Editora: Nova Fronteira Páginas: 365

Sinopse: O romance narra a tocante história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão da década de 1970. Durante um campeonato de pipas, Amir perde a chance de defender Hassan, num episódio que marca a vida dos dois amigos para sempre. Vinte anos mais tarde, quando Amir está estabelecido nos Estados Unidos, após ter abandonado um Afeganistão tomado pelos soviéticos, ele retorna a seu país de origem e é obrigado a acertar as contas com o passado.

Essa será uma resenha sobre o livro e filme. Falarei sobre os dois e irei fazer uma comparação. 

Li o livro a um tempo atrás. E logo que li o livro, procurei o filme para ver. Gosto de ler e comparar o que falta e o que tem, essas coisas. Na verdade, quando fui ler esse livro, eu não conhecia o autor e muito menos a história. Fui ler num escuro total sobre a história que me esperava. Li porque o livro era um presente, e que na verdade nem meu era. Mas ganhei por tabela, já que foi minha mãe que ganhou e depois me deu. 
E sem muita pretensão, acabei descobrindo a história de Amir e Hassan, que me encantou do começo o fim. Arrancou inúmeras lágrimas e sorrisos ao longo da drama que ia se passando.
Vamos encontrar duas crianças inocentes, felizes, sem alguma ideia do que o futuro iria fazer àquelas vidinhas tão inocentes. 
Vou logo avisando, se você quiser ler ou assistir ao filme, não vá esperando apenas mais uma história. Já que vai abordar de temas pesados, como a guerra e a perda da inocência de duas crianças. 
O autor pega nossos corações já entregues àqueles meninos, e quebra de uma forma... Mas ele da um final surpreendente para a história. (Não estou falando que é um final feliz, mas também não Tão ruim)
Não consigo falar dessa história impessoalmente. Fui marcada depois dessa leitura. Tive uma ressaca literária gigantesca, mas não me arrependi em nada da leitura. 
A narrativa é lenta. E vamos entrar na mente de Amir, as vezes é um pouco cansativo (pelo menos foi para mim), já que ele é extremamente detalhista nas descrições. Então quando chega a cena que marca Amir e Hassan, é agonizante. Chorei horrores. 
Mesmo não ficando totalmente claro sobre o que aconteceu... mas eu percebi de cara e fiquei sem acreditar que ele não estava sendo defendido. (Não posso explicar essa parte sem dar spoiler, desculpe)
O filme é um tanto antigo. Não tem uma super produção. É simples. Mas quem disse que simplicidade é ruim? Não mesmo. Claro, tem muitas falhas, além de cenas que para mim deveriam existir também no filme, e não só no livro. 
Não dei cinco estrelinhas para a história, por conta da narração do autor. É lenta. E eu prefiro livros rápidos. No entanto, entendo que a história é muito densa. Então é totalmente merecida as quatro estrelinhas que dei a história. Vale tanto para o livro, quanto para o filme.



                                    


Nota: 


Bem, é isso. Espero que tenham gostado. (: 


Deixe um comentário